quarta-feira, agosto 31, 2005


E o gênio da lâmpada aparece.
- Você tem direito a um pedido.
- Por favor, me dê um marido!!! - Mas ele tem que ser: bonito, fiel, carinhoso, tarado, inteligente, compreensivo, generoso, divertido, ter dinheiro, não tenha ex-mulher, não seja vagabundo, mas também não trabalhe demais, que me deixe usar o controle da televisão, abra a porta do carro, mande flores, adore crianças, que seus amigos sejam todos casados e não saiam às quintas-feiras para jogar pôquer, que almoce todos os domingos na casa da mamãe (a minha é claro),
- Minha querida, isso é impossível. Juntar todas essas adjetivos num homem só. Defina seu pedido somente com uma qualidade.
- Sendo assim, basta que ele me ame.

A vida é assim mesmo. Se um dia existir um homem com todos esses atributos, a felizarda não dará o menor valor. Do mais, deve ser muito monótono ter uma pessoa perfeita do seu lado, fazendo todas a suas vontades (acho que eu iria usar e abusar). A virtude está na mediação. Tudo que é demais faz mal. A balança da vida equilibrada com a razão e a emoção. Todas as vezes que um lado sobressair ao outro da balança joga-se uma pitada de amor.
Não se deve exigir a perfeição, mas buscá-la diariamente. Nosso caminho é uma soma de erros e acertos.

domingo, agosto 28, 2005

Periódico



Estou terminando a faculdade de direito, estudando muuuuito, é monografia, prova da ordem dos advogados, preparação para os demais concursos....
Até aí tudo bem. Sou obrigada a ficar atualizada diariamente. E mesmo assim, muita coisa foge do meu conhecimento, é muito matéria, são várias leis, decretos, doutrinas, jurisprudências... para quem não gosta, um verdadeiro porre.
Para minha tristeza, meu filho já enfatizou “eu, fazer direito? Estudar igual a você mamãe? Tô fora!”.
Relevo, ele só tem oito anos, ainda tem bastante tempo para convencê-lo. Além da matéria ser extensa e as leis serem alteradas constantemente, o que realmente incomoda é a nossa Constituição ser alterada quase que diariamente.
Com 17 anos de Constituição da República Federativa do Brasil, ela que expressamente é uma norma rígida, dotada dos preceitos fundamentais, determina as regras gerais dos Poderes, e da administração pública, em suma é a Carta Maior de um Estado que delimita todas as suas atribuições e garantias aos cidadãos, infelizmente já teve 48 alterações. A Constituição virou um periódico.
Compro esse periódico no início do ano e antes de terminar o semestre já está defasado. Se for colocar numa média, são quase três alterações por ano. Não que eu seja metódica, contrária a mudanças. Longe disso. As reformas são naturalmente saudáveis quando ocorrem juntamente com as mudanças da sociedade, quando uma norma cai em desuso, a exemplo do adultério que deixou de ser crime, ou quando uma norma tem que ser mais enérgica, como a criação dos crimes hediondos (esse com muita ressalva), ou até mesmo a criação de impostos, ou a sua isenção. Tudo isso é admissível. Mas a minha Constituição não.
Declaro publicamente meu amor ao texto da Constituição, nunca em nenhum outro país se teve uma Carta Magna tão bem escrita. Que romântico... na verdade romântico são as palavras:

“Art. 3. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I- construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II- garantir o desenvolvimento nacional;
III- erradicar a pobreza e a marginalidade e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV- promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

Aqueles constituintes de 88 estavam inspirados quando a editaram. A idéia era boa.
Agora em meio essa CPI toda, quando se fala que o Congresso está parado, os parlamentares só trabalham nas investigações – tem mais é que trabalhar – pisquei os olhos e tem mais duas emendas Constitucionais.
Repito, não sou contra as mudanças, sejam bem vindas quando necessárias. Meu medo é destruírem com todos esses remendos as garantias fundamentais pétreas instituídas no Texto Maior para promover o bem de alguns. Principalmente neste período de "salvem -se quem puder..."

sábado, agosto 27, 2005

Ladrões

Sonhos



Hoje está muito difícil distinguir o mocinho e o bandido. A cada denúncia aparece um novo corrupto, mais uma decepção. Afinal de contas, quem vota por mais que seja voto comprado, quer acreditar que mesmo roubando aquele companheiro vai fazer algo pelo povo (horrível, né). Como já se falou por aí que a corrupção é de praxe, não tem jeito, vamos pedir uma ajudinha ao “Bin”, para depurar essa região infectada.

Aliás, Brasília quando foi construída, ocorreu um problema que atrasou o andamento das obras. A região era infestada por ratos brancos. Isso foi um grande transtorno que os operários eram atacados e não conseguiam concluir a empreitada. Chamaram biólogos para tentar achar um meio de equilibrar o ecossistema dos ratos. Os biólogos resolveram colocar ratos pretos que era o predador natural dos ratos brancos. Resultado: os ratos pretos comeram todos os ratos brancos e se multiplicaram. Brasília continuou infestada por ratos agora pretos.

P.s. A estória é essa, mas posso estar errada quanto a ordem cronológica das cores dos ratos. De qualquer forma, não importa. Já que Brasília foi infestada por ratos de quatro patas, que os pobres ratinhos brancos ou pretos não fazem a menor diferença.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Cardápio



por Alriada Express

quarta-feira, agosto 24, 2005

Mulher de antigamente

Frases retiradas de revistas femininas das décadas de 50 e 60:

Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. (Jornal das Moças, 1957)

Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto, sem questioná-lo.(Revista Claudia, 1962)

A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa. (Jornal das Moças, 1965)

A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, servindo-lhe uma cerveja bem gelada. Nada de incomodá-lo com serviços ou notícias
domésticas. (Jornal das Moças, 1959)

Se o seu marido fuma, não arrume briga pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa. (Jornal das Moças, 1957)

A mulher deve estar ciente que dificilmente um homem pode perdoar uma mulher por não ter resistido às experiências pré-nupciais, mostrando que era perfeita e única, exatamente como ele a idealizara. (Revista Claudia, 1962)

Mesmo que um homem consiga divertir-se com sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu. (Revista Querida, 1954)

O noivado longo é um perigo, mas nunca sugira o matrimônio. ELE é quem decide sempre. (Revista Querida, 1953)

Sempre que o homem sair com os amigos e voltar tarde da noite, espere-o linda, cheirosa e dócil. (Jornal das Moças, 1958)

É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido. (Jornal das Moças, 1957)

E para finalizar...

O lugar de mulher é no lar. O trabalho fora de casa masculiniza. (Revista Querida, 1955)

Nessa época não existia o divócio.

terça-feira, agosto 23, 2005

Dos males, o menor

por Jorge Luiz Baptista Ribeiro

Resumo: A lógica do Pallocci é manter o equilíbrio, pois com as contas ajustadas e um mínimo de estabilidade, mesmo com o Estado falido, o setor privado pode proporcionar cerca de 3,5% de crescimento.

Portanto, cidadãos brasileiros, relaxem: mais impostos virão por aí para equilibrar as contas! E o pior: relaxem e aproveitem, já que o estupro é inevitável. Este é o melhor dos mundos, possível. Se o equilíbrio fiscal não for mantido, o país quebrará e o tamanho da "coisa" será muitíssimo maior. E mais doloroso!

Presente


"Se eu pudesse deixar algum presente a você,

deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos.

A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora.

Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais

para que não mais se repetissem.

A capacidade de escolher novos rumos.

Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável:

além do pão, o trabalho e a ação.

E, quando tudo mais faltasse, para você eu deixaria, se pudesse, um segredo. O de buscar no interior de si mesmo a resposta para encontrar a saída."

(Mahatma Ghandi)

Frases


"Haverá um dia em que todos voltaremos a ser felizes. Será o dia em que
Rosinhas serão apenas flores, Garotinhos apenas crianças, Genuínos serão
coisas verdadeiras, Serra será apenas um acidente geográfico ou uma
ferramenta, Genro apenas o marido da filha, Lula apenas um molusco marinho
e
Severino, apenas o porteiro do prédio."

Advérbios da crise

"Verdades da crise - Ninguém mente, todo mundo fala a verdade aberta-mente:
Palocci, veemente-mente; Buratti, isolada-mente; Jeany Mary, sexual-mente; Bob Jeff, artística-mente; Valério, descarada-mente; Delúbio, leviana-mente; Silvinho, compulsiva-mente; Duda Mendonça, criativa-mente; Genuíno, descuecada-mente; Simone Vasconcelos, simulada-mente; Zé Dirceu, mafiosa-mente; Fernanda Karina, cândida-mente; João Paulo Cunha, democrática-mente; José Mentor, impune-mente; Luizinho, professoral-mente; Sandro Mabel, abiscoitada-mente; Bispo Rodrigues, religiosa-mente; Jacinto Lamas, risonha-mente; Edson Palmieri, ameaçada-mente; José Janene, escandalosa-mente; Pedro Correia, obesa-mente; Severino Cavalcante,esperta-mente; Valdemar Costa, marital-mente; Sarney, intelectual-mente; Serra, oportuna-mente; Jorge Bornhausen, disfarçada-mente; ACM, malandra-mente; Gushiken, pensativa-mente; FHC, filosófica-mente; Tarso Genro, displicente-mente; Lula da Silva, completa-mente, inocente-mente e triste-mente. Migalhas também não mente.
Esmigalhada-mente."

Abílio Neto

domingo, agosto 21, 2005

Cartão de Crédito

Desde a posse de Lula, as faturas com cartões de crédito sem prestações de contas ao TCU somaram R$ 18,7 milhões. Uma tremenda falta de respeito com a população.

Tribunal do Juri

Gostei da idéia do Procurador da República, Fábio Aragão de propor julgamento de crimes praticados por políticos contra a administração pública passassem a ser feito nos Tribunais do Júri. Excelente. O povo julgando os seus administradores corruptos.
Tudo bem, sugestão inócua. Sabemos que os parlamentares nunca aprovarão um projeto desse tipo. Até porque eles estariam se sentenciando. Para eles, do jeito que está melhor não há. Eles têm foro privilegiado, são julgados pelo STF, que é um órgão jurisdicional extremamente político. Para completar o Ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, ao apagar das luzes editou uma medida provisória, que estendeu o foro privilegiado as ex-autoridades (quem tem, tem medo), a MP se transformou na Lei nº 10.628.
Ora, o STF com cerca de 120 mil ações, ainda terá que julgar 102 parlamentares acusados de corrupção, com essa sobrecarrega haverá chances impunidades. Sem desmerecer nossos Doutos Ministros, mas o povo iria julgar esses políticos com muito mais fervor.

Violência

Pobre povo Tijucano. Retornando as minhas raízes como moradora de Vila Isabel, a lembrança da infância e adolescência, o bairro da Tijuca também se fez presente, os colégios que estudei, os amigos que fiz. Nessa inda e vinda de Vila Isabel à Tijuca fui assaltada três vezes, era alvo fácil de pivetes atrás de relógios.
Passaram-se nove anos, desde que vim para Niterói, e a situação parece ter piorado. Diz que a violência no bairro da Tijuca anda tão ruim, que outro dia na Rua Moraes e Silva, um ladrão assaltou um apartamento, e ao descer, teve a surpresa: o carro dele tinha sido roubado!

Made in American

Um absurdo a paranóia americana. Revistaram uma brasileira de apenas nove anos, simplesmente porque desconfiaram do seu braço engessado. Que sociedade é essa? Aonde eles querem chegar com essa loucura?

Cadê meus amigos?

Tivemos no Dia do Amigo duas grandes demonstrações de amizade, daquelas que já não existem mais.

Primeiro foi o Sr. Delúblio Soares, revelando que por pura e sólida amizade, construída em longos 13 meses, conseguiu, em suas palavras, "na confiança", um empréstimo sem quaisquer garantias de R$ 39 milhões com o "amigo" Marcos Valério.

O seu colega de partido, Sílvio Pereira, conseguiu, também na base da amizade, um Land Rover de R$ 74 mil, fruto de um longo relacionamento
de 5 meses com um diretor de empresa fornecedora do governo que declarou, em nota, "haver resolvido adquirir o veículo e presenteá-lo", visto que o "amigo" havia manifestado intenção de possuir o tal jipe.

Assim, venho a público reclamar de meus amigos:

Cadê vocês ??????????

Colaboração do amigo Victor Pinheiro

quarta-feira, agosto 17, 2005

Manifestação


site Globo on line

Filmes

segunda-feira, agosto 15, 2005

Será

Estava com quinze anos quando Presidente Collor sofreu o impeachment, lembro-me de pouca coisa, na verdade uma adolescente não está muito preocupada com as questões políticas. Com essa idade uma menina está mais a procura de um príncipe encantado do que em busca de um salvador da pátria. Soube da repercussão em torno da corrupção do governo, do PC Farias, alguns colegas mais velhos foram a rua para manifestar. Mesmo sem entender ao certo o que estava acontecendo, acompanhei a queda do Presidente.

Uma coisa me intrigou foi que logo após a saída do presidente, com a morte do Pc Farias, tudo parecia ter voltado ao normal. Esqueceram das CPI’s, pararam com as investigações, pelo menos não aparecia mais nada nos jornais. Tudo bem, que a sua imagem ficou marcada como um político corrupto, mas e os outros que estavam envolvidos?

Depois de um pouco de reflexão, e também depois do anúncio de Severino Cavalcanti dizer estar pronto para o cargo, penso que realmente não seria uma boa idéia o impeachment neste momento.

Lá em 1992, o foco da corrupção foi em torno do Presidente. Hoje, a corrupção tem uma forma mais alongada, ramificou os participantes com a maior nitidez. Ela gira no executivo, com o seu chefe e ministérios, dos markteiros e o legislativo. Tem muita gente envolvida. E o bom, para não dizer trágico, é que essa podridão está emergindo a cada depoimento nas CPI’s. A população está tendo ciência de quem está realmente no esquema criminoso. Os nomes estão sendo revelados.

Hoje o Presidente Lula, depois de uma reunião de quatro horas com o seu Ministério, resolveu não mais se pronunciar sobre a crise, com medo de novas revelações.

Talvez uma saída precipitada do Presidente resultaria numa falsa sensação de justiça para a população. Como as atenções estariam todas voltadas para a nova liderança no governo, certamente os demais políticos tentariam abafar os demais casos de corrupção, até porque, eles estariam em menos evidência, podendo assim agir livremente. Assim como ocorreu na era Collor.

Acho que a idéia seja justamente ao contrário. Deixar sangrar.
Deixar aparecer os nomes, a cada depoimento, crimes apurados, processos sendo instaurados. Na política ninguém age sozinho. Que os criminosos apareçam! Para a população não seja mais enganada por falsas promessas.

Pior do que está, pode ficar. Severino não.
Sensacionalismo também não.

(quero acreditar que depois deste desgaste todo, sobrarão os bons políticos – com verdadeiros ideais)

Lei das Besteiras

AS LEIS DE MURPHY:

Lei do esparadrapo:
Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.

Lei da atração de partículas:
Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto.

Lei da administração do tempo:
Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.

Lei da procura:
O modo mais rápido de encontrar uma coisa é procurar outra. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

Lei da telefonia:
Quando te ligam: Se você tem caneta, não tem papel. Se tiver papel, não tem caneta. Se tiver ambos, ninguém liga.
Se você ligar para um número de telefone errado, ele nunca estará
ocupado.
Parágrafo Único: Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o
telefone.

Lei da gravidade:
Se você consegue manter a cabeça enquanto a sua volta todos estão
perdendo a deles, duas coisas podem estar acontecendo: Provavelmente você não entende a gravidade da situação ou você já sabe em quem pôr a culpa.

Lei da experiência:
Só sabe a profundidade da poça quem cai nela.

Regulamentação do especialista:
Especialista é aquele cara que sabe cada vez mais sobre cada vez menos. Superespecialista é aquele que sabe absolutamente tudo sobre
absolutamente nada.

Guia prático para a Ciência Moderna:
Se mexer, pertence à Biologia. Se feder, pertence à Química. Se não
funcionar, pertence à Física. Se ninguém entende, é Matemática. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia. Se não se mexer, não feder, não funcionar, ninguém entender e não fazer sentido é Informática.

Lei dos cursos, provas e afins:
Se o curso que você mais desejava fazer só tem "n" vagas, pode ter
certeza de que você será o aluno "n + 1" a tentar se matricular.
80% do exame final será baseado na única aula que você perdeu, baseada no único livro que você não leu.
Cada professor parte do pressuposto de que você não tem mais o que fazer senão estudar a matéria dele.
Parágrafo Único: A citação mais valiosa para a sua redação será aquela que você não consegue lembrar o nome do autor.

Lei das unidades de medida:
Se estiver escrito "tamanho único" é porque não serve em ninguém.

Lei da queda livre:
A probabilidade do pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.
O gato sempre cai em pé. Não adianta amarrar o pão com manteiga nas
costas do gato e jogá-lo no carpete; o gato comerá o pão antes de cair, em pé.
Qualquer esforço para agarrar um objeto em queda provocará mais
destruição do que se deixássemos o objeto cair naturalmente.

Lei das filas e engarrafamentos:
A fila ao lado sempre anda mais rapidamente.
Parágrafo Único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.

domingo, agosto 14, 2005

Não entendo

Uma observação. O sistema financeiro do país está em alta. A lucratividade dos bancos dobrou no último semestre, Bradesco, por exemplo, lucrou 109,7% com um resultado de R$ 2,62 bilhões, na mesma leva vem o Itaú, Unibanco e Banespa. Sem contar a Mineradora Vale do Rio Doce que atingiu o espantoso lucro de R$ 5,094. E mais, a revista “Istoé” desta semana ainda ressalta a queda da inadimplência das operações financeiras, mesmo com os a taxa juros nas alturas. Incrível!!!
Pois é... Esse pequeno feudo, formado pela elite financeira deve estar bastante feliz com a política econômica adotada pelo governo Lula.
Eu não estou feliz, rebolo todo final de mês, faço meu dinheiro dar cria para conseguir honrar minhas dívidas.
Não pago juros, não faço empréstimo, mas também não compro nada! Estou dura.
Agora, como é que um camarada vem me falar que a culpa é da elite insatisfeita com o Presidente do povão?

Alívio

O Globo on line:

Pesquisa
Você aceita o pedido de desculpas do presidente Lula em nome do PT e do governo?

Sim, o presidente foi realmente traído
26.55%
Não, ele sabia de tudo
73.45%

Ufa!!! Que alívio.
Não estou maluca, entrevistei a camada dos 26%.

sexta-feira, agosto 12, 2005

Dia dos Pais




Homenagem aos dias dos pais.

O pai quer abandonar o filho feio.
Que vergonha!!!
Vai um presente para ele. Óleo de Peroba.!!!

Utopia





Essa enxurrada de informação política. Esse bombardeio de notícias de corrupção me deixou atordoada.

Tive que pedir ajuda aos universitários para tentar firmar meu pensamento. Estava ficando mal humorada e totalmente incrédula em qualquer possibilidade de solução para política.
Perguntava as pessoas o que elas estavam achado dessas notícias de corrupção. Não dei a minha opinião, não falei nada do que tenho acompanhado, simplesmente ouvi seus argumentos.

Me espantou a passividade com que elas enxergavam o problema. Diziam que essa corrupção sempre existiu e continuará existindo, não adianta, não tem conserto, o sistema está viciado na sua origem. E que essa repercussão toda, foi armada pela elite que não admite um presidente operário no poder. Um presidente que está governando em prol do povo, não é bem quisto pela sociedade economicamente favorecida. O único problema, quase um mero detalhe, é que eles exageraram um pouquinho na arrecadação de dinheiro e perderam o controle. Mas que essa arrecadação era necessária já que o PT veio para ficar vinte anos no poder. E sem dinheiro como é que eles iam compras os votos? Aliás, a compra de votos é coisa normal, sem ela não tem como se aprovar projetos para beneficiar a população, a direita não iria deixar.

Juro que fiquei passada...
Não sei se foi falta de sorte nas pessoas escolhidas para minha humilde pesquisa, ou se a grande maioria pensa assim.
Será que o brasileiro está tão acostumado com a corrupção a ponto de defende-la?
Os meios justificam os fins. O dinheiro não tem cheiro?
Será que o meu idealismo de uma sociedade justa é uma utopia?
Me venderam um texto romântico, e eu acredito inocentemente que ele possa existir.

“Nos, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça dos valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com solução pacifica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

Podem falar o que quiser... não acredito em Papai Noel nem gnomos. Mas creio veemente que podemos lutar por um Brasil melhor.

O Embrião




Superando as expectativas, compareceram cerca de meia dúzia de quarenta manifestantes no já anunciado protesto contra a corrupção realizado ontem em Niterói.
Tenho fé, que a população não ficará inerte as declarações, cada vez mais assombrosas, de todos que estão envolvidos nos mensalões afora.
Senão, ficará comprovado ser merecedora de tal governo.

quarta-feira, agosto 10, 2005

Aos amigos

Herrar é umano



Errar é humano.
Tudo bem, não estamos aqui para julgar, muito menos para crucificar.
Mas paciência tem limite!!!

Até quando esses políticos vão nos roubar?
Até quando o Dirceu vai negar?
Até quando o carequinha vai andar livre, leve e solto e ninguém vai notar?
Até quando Lula subirá no palanque discursará achando que ainda está em campanha?

Alguém aí já contou para ele que Vossa Excelência já foi eleito?
Se ele não sabe das falcatruas rolando embaixo de sua barba.
Das maracutaias dentro de sua casa?
Temo que ele não saiba o que ele é, o que representa, para que veio e nem que atitude tomar.

Essa jogada política para preservá-lo, essa blindagem insana.
Não sei. Não vi. Não ouvi.
Excelência....se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Ação é crime.
Omissão é crime.
E alienados não podem governar.
São incapazes.
Que marionete é essa administrando o meu país.

É a tartaruga encima da cerca.
Ela não subiu sozinha.
Ela não consegue se manter.
Alguém tem que ajuda-la descer.

Vamos ser solidários!
Está na hora de botar na chão!

Que raios de política é essa,
onde a corrupção é uma prática enraizada que contamina.
Errou-se no passado.
Erra-se no presente.
E ainda teremos que engolir velhos erros no futuro?

terça-feira, agosto 09, 2005

Coincidência



No site da Folha:

"Dirceu sabia de empréstimo ao PT, diz Marcos Valério
O empresário Marcos Valério afirmou nesta terça-feira à CPI do "Mensalão" que os empréstimos repassados ao PT seriam de conhecimento do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. De acordo com ele, os valores corrigidos por juros bancários já remontariam a R$ 100 milhões."

Estranho esse assalto ao Banco Central – o maior na história do Brasil - no valor de R$ 150 milhões.

Alguém tem que pagar a dívida.

Sono



Boi....boi...boi da cara preta
larga a presidência
E chega de mutreta...

Boi boi boi
Deixa o povo respirar
que a gente tá cansado
do traseiro levantar...
eu juro que acredito
que os juros vão baixar
Se pegar tua manada
e por toda pra pastar...

Boi....boi....


ai...

Homenagem aos Homens

Ao amor



O nosso amor, meu nego,
“É que nem rabo de lagartixa:
Quando cai
Dói, desconcerta,
Xinga a mãe, se desespera
Mas no fim se multiplica.”

Marcos Valério Franco.

Está Começando



Quem disse que não haverá movimento algum?

Ontem os estudantes fizeram um suco de laranja no Roberto Jéferson...

Hoje me deparo com esse panfleto, no centro da cidade de Niterói

segunda-feira, agosto 08, 2005

Caras Pintadas

Lei. nº. 4.717 de 29 de junho de 1965.

Regula a Ação Popular.

“Art. 1º - Qualquer cidadão será parte legítima par pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios, de entidades autárquicas, de sociedade de economia mista [...].

Art. 2º - São nulos os atos lesivos ao patrimônio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de:
[...]
e) desvio de finalidade.”

Já que os “caras pintadas” não se manifestam, que tal usarmos a caneta?

E se houvesse uma enxurrada de Ações Populares contra atos lesivos destes políticos. Imaginem como ficaria a Justiça abarrotada de ações cobrando a nulidade das atrocidades praticadas por esses maus governantes. Em específico o Presidente.

O Supremo Tribunal Federal recebendo 100, 200 ações por dia. Qual seria a repercussão?

Precisamos de caras de pintadas?

Não.

Precisamos ser cidadãos.

Basta termos título de eleitor. A propósito, ótimo motivo para usá-lo.

Desplugue




Para quem não conhece, e gosta de pegar uma estrada, taí uma dica de passeio.

A cidade é muito boa, desde os restaurantes, pousadas, pontos turísticos, até as pessoas que nos recepcionam, como eles tratam bem os turistas.

Excelente opção de viagem e ótima oportunidade para quem está cheio de CPI e quiser dar uma desplugada com qualidade.

http://www.citybrazil.com.br/rs/tiradentesdosul/

domingo, agosto 07, 2005

Ele não sabia

O Executivo não é a pátria e criticar suas atuações ou ser contrário a elas não é voltar-se contra a pátria. Atuar contra a pátria é aceitar submissamente, calar ou defender coisas indenfensáveis.

Pablo Neruda.

Meio ambiente

Falando em irmã (ela não é a única, tenho uma penca de irmãos). Vou aproveitar o gancho da família para dividir outro assunto com vocês.
Há um tempo atrás minha mãe veio com uma mania de ficar guardando lixo. Pensei cá com os meus botões, a coroa está ficando caduca, casa que fica com lixo por muito tempo acaba atraindo alguns bichinhos indesejáveis, ratos, baratas e cia, não tem cabimento.
Ela guardava e eu jogava fora. Até que ela me perguntou: Cadê o lixo que estava aqui?
- Mãe, o gato não comeu, eu joguei fora.

- Não pode minha filha – retrucou ela. É lixo reciclável.

Ela recebia uns sacos grandes transparentes, hoje eu sei que é própria empresa que recolhe o lixo da cidade que os fornece, e guardava todo tipo de lixo “limpo” que podia ser reciclado. Assim garrafas pets, latas de extrato de tomate, leite condensado, caixa de leite longa vida, pote da margarina, e muito outros, quando ela acabava de usar, lavava-os bem para não deixar nenhum resíduo e guardava. Esperava uma semana até virem buscar.

Confesso que no início não gostei da idéia. Não sei se foi puro preconceito, por ser casa e não apartamento, a pessoa fica mais vulnerável aos ataques dos abomináveis bichinhos ou simplesmente achando que por mais que se limpe a embalagem, sempre fica algum vestígio de sujeira.

Com o passar do tempo fui percebendo que sua atitude não trazia nenhum risco a saúde da casa. E aquela consciência ecológica da minha mãe acabou me convencendo. Ela não ganha um centavo por esse trabalho. Colabora com a simples intenção de estar fazendo a sua parte em benefício ao meio ambiente.

Não sei qual o destino desse material, se a empresa vende, doa o dinheiro a alguma entidade filantrópica, se coloca no bolso, se ela tem parceria com alguma cooperativa de reciclagem. Posso até pesquisar a respeito. Só sei que estamos contribuindo para a diminuição de alguns metros cúbicos de lixo nos aterros sanitários. Para mim isto basta. E se pudermos transmitir essa mensagem aos outros, quem sabe daqui a alguns anos falaremos em toneladas de lixo a menos agredindo ao meio ambiente. É super importante termos essa mentalidade.

Outro dia vi um sujeito jogando um saco plástico na Baia de Guanabara. Que raiva que me deu. Será que ele sabe quantos anos aquele pedaço de plástico demora para se decompor? Que vontade de falar para ele: Moço, porque você está sujando a minha casa! Eu quero poder ir a praia e dar um mergulho no mar, sem voltar com um saco plástico grudado na minha cabeça. Um absurdo.
Parece até coisa de criança, a rua é minha, o rio é meu, a floresta, o mar, o jardim, tudo é meu. E eu tenho que zelar pelas minhas coisas. Não posso deixa-las estragar ou acabar.

Há se todos pensassem assim. Na verdade o mar não seria meu, seria de todos. Infelizmente para muitos o mar é de ninguém.

sábado, agosto 06, 2005

A beleza do conhecimento

Hoje, quem me ligou foi a minha irmã mais velha. Ela estava radiante, toda alegre. “Paola, comecei a minha faculdade!!!”.
Vocês não imaginam como estava voz de felicidade dela. Contando em detalhes como tinha sido as aulas, a turma, os professores, as pessoas que ela conheceu.

Estou tenho aula de filosofia!!! - Disse ela encantada. Até dei uma contribuição indicando um livro que estou lendo e que vai ajuda-la muito a compreender as obras desses pensadores maravilhosos de uma maneira muito fácil (O mundo de Sofia).

Contando somente isto, seria uma estória muito comum. De uma pessoa que entra na faculdade e se realiza. Mas, não é. Sem tirar a sardinha para o meu lado, com a minha irmãzinha querida, há algo um pouco diferente na vida dela. Na verdade essa diferença tem acontecido com maior freqüência de uns anos para cá.

Ela sempre foi uma menina muito certinha, sempre tirou notas altas na escola, nunca deu trabalho para os nossos pais. Um exemplo de filha. Ao contrário de mim, que dei um certo trabalhinho para os coroas, quase nada, bobagem (só fui expulsa um vez de um colégio e nunca mais!!!).

Mas ela começou a namorar sério muito cedo, casou-se muito cedo e teve filhos também cedo demais. O futuro promissor daquela menina ajuizada, responsável se resumiu em cuidar da casa, dos filhos, do marido. Crianças vão tomar banho! O jantar está na mesa!...mãe me limpa!...

Nada contra àquelas que se dedicam à vida doméstica, por opção ou imposição. O que vale é a pessoa se sentir bem naquilo que faz.
No entanto, desde que as mulheres saíram a rua, queimando sutiãs e pedindo igualdade aos homens, com a liberdade sexual e com a vinda da pílula, ficou cada vez mais difícil, por não dizer escasso a profissão “do lar”.

Hoje, a sociedade cobra demais da mulher. Ela tem que ser boa esposa, cuidar dos filhos, tem que ajudar nas despesas domésticas, tem que estar sempre bonita e bem cuidada e principalmente, ter disposição nas obrigações matrimonias.

A mulher que por opção resolve ficar em casa, não se prepara para o mercado de trabalho, estará se condenando a uma eterna dúvida. E o amanhã, como será?
Pensão alimentícia, viver de dez, quinze por cento do salário do ex-marido, isso quando ele comprova o rendimento, senão, terá que se contentar com alguns ou até mesmo somente um salário mínimo. O entendimento atual dos juízes é no sentido de diminuir o valor da pensão e estipular um prazo para o seu pagamento até que elas possam voltar ao mercado de trabalho. Esquece pensão vitalícia, ela morreu. Golpe do baú, golpe da barriga... Nunca mais, ilusão da mulher querer se dar bem com um casamento bem arranjado. É claro, que para toda regra existem exceções, é como ganhar na loteria, alguém sempre acerta, mas eu não conheço nenhum.

Voltando a estória de minha irmã, ela como muitas mulheres abdicou de sua carreira para se dedicar à família. Mesmo com toda satisfação que ela tinha na sua vida “pacata” - de pacato não tem nada, às vezes trabalhasse muito mais em casa do que fora - (além de ser chato pra burro – lavar banheiro, varrer casa...), ela sentia que faltava algo, a tal da realização profissional. Esse vazio intelectual, talvez, pode até ser por uma exigência da sociedade.
Que seja!

Ela que não me ouça, é muito bom ser reconhecido. Não há elogio melhor do que se chamada de competente. Com toda a vaidade de uma mulher em ser considerada de bonita, gostosa, charmosa. Mas ser tratada como competente, há isso mexe lá no fundo do nosso ego, fui preciso muito esforço, muita luta para conquistar esse título. Ser bonita e gostosa, sinceramente, para mim não é mérito nenhum, basta você nascer assim, que esforço teve? E para aquelas menos favorecidas uma academia básica, uma levantada no popozão, uma boa produção, já é o suficiente. E daí, passada a idade de ouro, ficaremos todas velhas pelancudas, não adianta correr, não tem jeito, não tem Pitangui que levante. Coitada daquela que vive em função da beleza.

Quando a formosura da juventude se despedir, só restará a experiência. E se essa experiência for proveniente do acúmulo de conhecimentos, realizações e de conquistas haverá de ser maravilhosa. Nem ligo para as rugas. Não há riqueza maior no mundo do que o conhecimento. E esse tesouro ninguém poderá te roubar.
Minha irmã, que Deus te proteja hoje e sempre, que Ele lhe dê muita força nessa nova etapa na sua vida. Parabéns. O aprendizado é eterno. A sabedoria é divina.

Carapuça

Lama

Composição: Mauro Duarte

Pelo curto tempo que você sumiu
Nota-se aparentemente que você subiu
Mas o que eu soube a seu respeito
Me entristeceu, ouvi dizer
Que pra subir você desceu
Você desceu

Todo mundo quer subir
A concepção da vida admite
Ainda mais quando a subida
Tem o céu como limite

Por isso não adianta estar
No mais alto degrau da fama
Com a moral toda enterrada na lama

quarta-feira, agosto 03, 2005

Tudo igual

Praxe nunca mais



A revolta do povo brasileiro não insurge somente por pagar o imposto cobrado pelo Estado, mas pela ausência da contraprestação.
A exemplo do quinto dos infernos daquela época, a grande consternação da sociedade era que o dinheiro do povo brasileiro não era utilizado em seu benefício e sim enviado a Portugal, quer dizer para a Coroa Portuguesa. Trazendo para os dias de hoje, creio que a única mudança foi a distância no repasse do erário público.
Há, em tempo, a “Coroa” também modificou, a Portuguesa foi substituída pela “Coroa Política”. O dinheiro é que, ninguém sabe e ninguém viu. Pode estar no Brasil, SMP&B, Banco Rural e Cia, numa ilha fiscal qualquer ou nas campanhas políticas afora. O importante é que não está sendo usado em favor do POVO. A saúde pública está uma vergonha, hospitais estão literalmente caindo aos pedaços, a segurança nem se fala, é bala perdida e achada por todos os lugares. E a educação então? Para amenizar, ou talvez para matar o recalque, o Presidente resolveu fechar acordo com os donos de universidades privadas com a desculpa de instituir cotas, dos menos favorecidos e afrodescendentes... Ao invés de dar maior estrutura as excelentes universidades públicas já construídas, pagar melhores salários aos professores, isso sem mencionar a precariedade do ensino básico, pura conversa para transferir recursos públicos os empresários de ensino. Coincidência ou não, mas o nosso Ministro Cristóvão Buarque saiu um pouco antes dessa farra universitária.
Essa estrondosa carga tributária, que já estava difícil de engolir, o Governo é o sócio majoritário do cidadão, mas aquele sócio que só aparece para pegar o “pro labore”, e agora a decepção do POVO BRASILEIRO ao ver emergir a podridão da politicagem. Não que a sociedade não soubesse ou desconfiasse dessa triste realidade, já que é um enorme erro, aceitar passivamente. Basta de corrupção de praxe!!!. O que também acentuou para a indignação foi que nunca se falou em números tão altos. E a povo que efetivamente precisa do Estado nunca esteve tão desamparado.

Suspeita


Em mais uma intrínseca ligação, descobre-se agora que os honorários da defesa advocatícia do PT no caso Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, assassinado em 2002, foram pagos por Marcos Valério.

Colaboração do site Migalhas

terça-feira, agosto 02, 2005

Senão


O Corvo e o Pavão

(fábula de Esopo recontada por Monteiro Lobato)

O pavão, de roda aberta em forma de leque, dizia com desprezo para ocorvo:

“Repare como sou belo! Que cauda, hein? Que cores, que maravilhosa plumagem! Sou das aves a mais formosa, a mais perfeita, não?”

“Não há dúvida de que você é um belo bicho”, disse o corvo. “Mas, perfeito? Alto lá!”

“Quem quer criticar-me! Um bicho preto, capenga, desengraçado e, além disso, ave de mau agouro... Que falha você vê em mim, ó tição de penas?”

O corvo respondeu:

“Noto que para abater o orgulho dos pavões a natureza lhe deu um par de patas que, faça-me o favor, envergonharia até a um pobre diabo como eu...”

O pavão, que nunca tinha reparado nos próprios pés, abaixou-se e contemplou-os longamente. E, desapontado, foi andando o seu caminho sem replicar coisa nenhuma.

Tinha razão o corvo: não há beleza sem senão.

Pedala Robinho

Entrem no link e mande o Robinho pedalar....

http://geocities.yahoo.com.br/regdesign_up/pedalarobinho.swf

Justiça II

Em contrapartida da excelente atuação do magistrado de Brasília. Ocorreu no Rio de Janeiro uma peculiar ação judicial, cômica, porque não dizer meio trágica.
Uma mulher ingressou na justiça com pedido de investigação de paternidade. A pobre mulher tinha apenas o nome do sujeito, não sabia o endereço residencial, profissional, CPF, nome da mãe, enfim não sabia nada. O juiz diante daquele impasse mandou oficiar as companhias para que pudessem auxiliar na busca do endereço do pai ausente, tais como CERJ e Telemar. Ocorre que o nome do eventual genitor é um nome completamente comum, desdes tipo: Fulano da Silva. Na resposta do oficio vieram 8 Fulanos da Silva, cada um com uma filiação e endereço diferente. O magistrado o que fez? Cite-se todos. Dá para imaginar um oficial de justiça batendo à porta da casa de cada um desses supostos pais, não se importando se o camarada era casado, solteiro ou idoso. Simplesmente citando-o para responder uma investigação de paternidade. Que situação da esposa de um desses citados, atendendo em sua casa o desavisado oficial de justiça, dizendo que o seu marido tinha um filho na rua. Até explicar que focinho de porco não é tomada, certamente houve muita confusão matrimonial. Resultado, enxurrada de ações indenizatórias por dano moral. E quem vai pagar as contas pelo erro? O Estado.

Justiça I

Em meio a esse turbilhão político saiu uma nota no jornal de hoje, que pouco destaque teve, talvez em outra ocasião tivesse o merecido relevo, até porque beneficia a todos nós. Um juiz de primeira instância de Brasília da segunda Vara Federal julgou uma liminar suspendendo a cobrança de assinatura telefônica. O que é uma ótima notícia. A ação foi proposta pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, e alegação era de que a cobrança seria ilegal, visto que a companhia só pode cobrar pelo serviço prestado, e não um “plus”, a assinatura pela manutenção do serviço.
A sentença ainda é passível de recurso, mas, desde já nos alegra, deixando a esperança para o cidadão brasileiro da possibilidade de NÃO pagar mais uma taxa. É bom lembrar que a decisão desta ação terá efeito erga omnes, digo, para todos, inclusive no âmbito nacional.Boa.

Desarmamento

"Como é de conhecimento de todos, O Estado através de seus representantes, não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, razão pela qual permite aos cidadãos a possilidade de, em determinadas situações, agir em legítima defesa."in verbis, Rogério Greco, Curso de Direito Penal.

Publicado no Globo on line desta segunda-feira mais uma invasão de prédios de luxo na Capital de São Paulo. O detalhe é que os próprios moradores não quiseram prestar queixa. Por uma resposta óbvia, o medo impera em nossa sociedade. Estamos sendo refém de um submundo o qual nós mesmos os excluímos.

Hoje não existe mais limite, não se pode ter segurança em lugar nenhum, eles estão ultrapassando as barreiras de liberdade – as grades de um edifício -. Ainda me pergunto quanto a esse Referendo que o Governo apresentará sobre a questão do desarmamento. Não tenho opinião formada, até lá, muita coisa ainda vai acontecer. Realmente não sei se é interessante o camarada manter uma arma na sua residência, e o bandido o abordar de metralhadora. No ruim de tudo, resta aquela terrível frase “- não reaja, perca tudo, mas salve a sua vida”. A idéia era que justamente não chegasse a esse ponto.

Em contrapartida, existe um movimento pelas ruas e outdoor, que eu ainda não consegui identificar para quem eles servem dizendo o seguinte: “entregue sua arma e torne-se um escravo”.

Ainda preciso pensar no assunto. O direito nos reserva a legítima defesa no caso de agressão injusta. É claro desde que seja utilizado os meios razoáveis de defesa, sendo vedado o excesso. Mas se formos imaginar o exemplo do assaltante com uma metralhadora nos coagindo, qual seria o meio compatível com a agressão? Seria impossível um simples mortal se defender de tal ataque, só com tanque de guerra. Partindo para um lado diametralmente oposto, qual seria a meio defesa de um cidadão injustamente agredido em seu patrimônio por Políticos que se apropriam indevidamente do erário público? Qual o meio de defesa de um cidadão que não tem direito a educação, a saúde, a moradia, ao trabalho, a segurança, mesmo que esses direitos sejam garantidos numa certa carta chamada Constituição, e não lhe é oferecido.

Mesmo que não se chegue a uma conclusão sobre o Referendo a solução para os casos de homicídios certamente não se resumirá ao decidido nas urnas. A questão é muito maior, enquanto o submundo estava à margem da elite a convivência se permanecia pacífica. A sociedade favorecida fechava os olhos para a pobreza de seus vizinhos. Alheios a qualquer socialização ou simples ajuda humanitária. O problema que essa marginalização se inflou. O espaço reservado para eles não cabe mais.

Realmente preciso pensar mais no assunto. A questão é sociológica. E a resposta certamente não será encontrada entre os civis possuidores de Garruchas velhas dentro de suas residências.

segunda-feira, agosto 01, 2005

Concurso

Falando em concurso público. Hoje uma amiga ficou 8 horas esperando para se matricular num curso preparatório para concurso federal - daqueles que a própria instituição fornece. Repito, 8 horas para apenas se matricular, não era sorteio, curso gratuitos ou qualquer coisa do gênero, era para se inscrever e pagar uma mensalidade de um curso regular, que não é barato. Mesmo chegando às 6 horas da manhã, encarado uma fila enorme, a nossa amiga não conseguiu o desejado. A escola só distribuia 250 senhas por dia.
Sinceramente, não sei se me desespero ou se enlouqueço.

Explicação

Gostei muito dessa história de Blog.
Realmente é um passatempo mais que interessante. Conseguimos interagir com pessoas diferentes, sobres os assuntos mais atuais, seja política, curiosidades, lançamentos de livros ou, uma simples piada, pura descontração com a mais alta informação.

Até porque, o Blog nos dá essa vantagem, ele é muito dinâmico, os assuntos acontecem na maior velocidade, e a possibilidade do internauta discutir, colocar a sua opinião no texto do autor do Blog é que estimula a visitação diária. Às vezes, não se trata do conteúdo de um artigo publicado, mas toda a polemica que ele gera, a discussão travada, o que os outros comentaram, tanto concordando, como simplesmente atacando a posição do autor, e ainda o melhor, os comentários dos comentários.

Acho que essa “brincadeira” de escrever, de externar o nosso Estado Democrático de Direito, garantido fundamentalmente por nossa Constituição Federal - “é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”-, é o grande barato do blog.

Quando o criei no início de julho, escrevi quase nada. Na verdade, me dediquei mais à visitação de outros blogs, até para ter uma idéia geral dos textos, de tudo que estava acontecendo, quais eram os assuntos mais abordados, e o que eu poderia aproveitar de idéias para a partir daí, criar algo que tivesse o meu jeito.

Acontece que nesse mesmo momento resolvi me preparar para concurso público – daqueles super concorridos, e que você tem que estudar 10 horas por dia, mesmo que a vida lhe permita apenas 2 horas. Além do mais comecei a escrever a Monografia com o prazo de apresentação no final do ano, sendo o tema escolhido justamente matéria contrária daquelas exigidas pelo concurso. Ou seja, trabalhar, estudar (muito –loucamente), preparar a monografia, acabei deixando de lado o início de uma tentativa de uma futura escritora, quem sabe...

O ato da criação foi trocado por horas de estudo decorado. Restou-me apreciar os textos, os artigos publicados os Blogs vizinhos, inclusive utilizando a leitura como uma higiene mental (quem já passou por um concurso público, sabe do que estou falando, sabe do estresse de disputar 13 vagas num universo de 100 mil candidatos). A cobrança não é fácil e vêm de todos os lados, os familiares, os amigos e principalmente a sua auto determinação. Mesmo assim, acredito que todo esse sacrifício é válido, e só concorre para o bem, só vem a acrescentar.

Enfim, esse passatempo intelectual mesmo com bons atrativos resumiu-se aos poucos comentários deixados nos blogs alheios, aliais, excelentes blogs, os quais sua leitora assídua.